top of page

Madonna e eu no tapetinho de yoga

A rainha do pop me inspirou a encontrar na yoga meu palco mais verdadeiro.


Foto: Filme Sobrou Pra Você de 2000
Foto: Filme Sobrou Pra Você de 2000

(Andrea Hughes, de Crônicas de uma Yoguini) 


Umas das minhas maiores inspirações para me tornar professora de yoga foi a Madonna. Quando eu era pequena tínhamos lá em casa alguns vinis da Madonna. Era uma celebração ouví-la, assistir clipes dela na MTV, apresentações dela em programas de TV, shows e até filmes.


Essa artista multifacetada fez um filme que passava Sessão da Tarde, "Procura-se Susan Desesperadamente". Eu era pequena, não lembro do enredo, mas me lembro da presença dela, que já era uma presença bem marcante.


As músicas dela eram presença garantida lá em casa: La Isla Bonita, Material Girl, Vogue, Open Your Heart, entre outras. Daí ela fez outro filme que me marcou, Dick Tracy, onde ela fazia o papel de uma mulher fatal, uma loira platinada. Nunca foi tão marcante como atriz, mas sempre uma presença que me fazia pensar: quero ser como ela.


Bem diferente dela, eu era tímida, mas por dentro queria ser ousada, destemida e audaciosa. Ela mudava de cabelo como quem mudava de calcinha, e sempre ficava incrível e eu, que nunca pintei meu cabelo, costumava dizer que quando meu cabelo ficasse branco, ia pintar de todas as cores, por conta da referência Madonna. Mas realisticamente, depois que meu cabelo começou a ficar branco, conversando com uma amiga, descobri, que platinar o cabelo a essa altura do campeonato, não é uma boa ideia num cabelo virgem, pois isso acabaria com meu cabelo.


Foto: Filme Sobrou Pra Você de 2000
Foto: Filme Sobrou Pra Você de 2000

Finalmente Madonna fez um filme chamado "Sobrou Pra Você", onde ela fazia o papel de uma professora de yoga e ela está simplesmente divina no papel, vide foto acima. Foi o período onde ela começou a praticar Ashtanga Yoga e estava com um corpo super definido, dessa vez o cabelo estava um pouco mais parecido com o meu e foi neste momento que eu pensei: vou ser professora de yoga e ser finalmente como a Madonna.


Cartaz do filme Sobrou Pra Você de 2000
Cartaz do filme Sobrou Pra Você de 2000

O filme começa até bem, mas do meio para o final vira uma novela mexicana, definitivamente não é um filme aclamado pelo público, a maioria das pessoas nunca nem ouviu falar, mas para mim foi super marcante. Anos depois me tornei professora de yoga, e cheguei até a usar o que eu chamava de "microfone da Madonna" nos meus projetos de yoga, o tipo de microfone que ela usava nos shows dela (foto abaixo).


Foto: Henri dos Anjos, Projeto Yoga em Brasília no CCBB 2017
Foto: Henri dos Anjos, Projeto Yoga em Brasília no CCBB 2017

Os anos se passaram e Madonna começou a envelhecer e a fazer milhares de procedimentos estéticos que deformaram seu rosto e me deixaram bastante abalada, no sentido de que eu a admirava tanto, que esperava que ela fosse saber envelhecer com dignidade. E assim, vários questionamentos me surgiram: será que quando eu envelhecer também vou me perder em procedimentos estéticos e em um desejo infinito de continuar jovem? Como que uma mulher tão admirada e famosa pela sua aparência conseguiria envelhecer com naturalidade? Como não deixar isso virar uma obsessão para mim como vejo virar para tantas mulheres?


A Madonna foi muito criticada pela mídia e sempre que ela teve oportunidade fez uns pronunciamentos emocionantes como um no prêmio Billboard, onde ela ganhou o prêmio Mulher do Ano 2016, em que ela disse dentre outras coisas:

"(...) meu muso verdadeiro era David Bowie. Ele personificava o espírito masculino e feminino e isso me agradava. Ele me fez pensar que não havia regras. Mas eu estava errada. Não há regras se você é um garoto. Há regras se você é uma garota. Se você é uma garota, você tem que jogar o jogo. Você tem permissão para ser bonita, fofa e sexy. Mas não pareça muito esperta. Não aja como você tivesse uma opinião que vá contra o status quo. Você pode ser objetificada pelos homens e pode se vestir como uma prostituta, mas não assuma e se orgulhe da vadia em você. (...) E por fim, não envelheça. Porque envelhecer é um pecado. Você vai ser criticada e humilhada e definitivamente não tocará nas rádios. (...) Mulheres têm sido oprimidas por tanto tempo que elas acreditam no que os homens falam sobre elas. (...) Como mulheres, nós temos que começar a apreciar nosso próprio mérito. Procurem mulheres fortes para que sejam amigas, para que sejam aliadas, para aprender com elas, para as inspirarem, apoiarem e instruírem. Estou aqui mais porque quero agradecer do que para receber esse prêmio. Agradecer não apenas a todas as mulheres que me amaram e me apoiaram ao longo do caminho; vocês não têm ideia de quanto o apoio de vocês significa. Mas para aqueles que duvidam e para todos que me disseram que eu não poderia, que eu não iria e que eu não deveria, sua resistência me fez mais forte, me fez insistir ainda mais, me fez a lutadora que sou hoje. Me fez a mulher que sou hoje. Então, obrigada."


Recentemente, Madonna deu uma entrevista super longa falando sobre espiritualidade pela primeira vez (assista aqui) e sobre como é isso que a sustenta firme por todo este tempo, afinal são 67 anos de idade e 43 anos de carreira. E que coisa mais linda foi ouvir a minha musa falar sobre yoga, cabala e o quanto tudo isso foi importante na vida dela e faz com que ela tenha paz de espírito, mesmo com tudo que ela tem que passar como pessoa pública e artista.


Eu ouvi algumas vezes que não deveria ser professora de yoga e ainda ouço, por incrível que pareça, mas a Madonna segue sendo minha musa inspiradora, ela insiste e resiste, faz o que ela bem entende, espero seguir, com toda a ajuda das mulheres fortes à minha volta e da minha espiritualidade que me sustenta, onde eu sei que é meu lugar.


Foto: Filme Sobrou Pra Você de 2000
Foto: Filme Sobrou Pra Você de 2000

Comentários


© 2023 by Train of Thoughts. Proudly created with Wix.com

bottom of page